20 de abril de 2014
Busca FAEB:
busca
EBDA promoveu seminário sobre manejo de irrigação em Livramento de Nossa Senhora
09/05/2011


 

Manejo de Irrigação. Com este tema, agricultores familiares da região de Livramento de Nossa Senhora participaram de um seminário no Centro Diocesano da cidade, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S. A. (EBDA).

A abertura, contou com a presença do presidente da EBDA, Emerson Leal, que ressaltou a prioridade de atender aos agricultores. “Estimular, capacitar e assistir os agricultores familiares é uma de nossas prioridades. Assim, vamos contribuir para melhorar a produção, produtividade e a renda das famílias no campo”, afirmou Leal.

No primeiro dia foram abordados, através de palestras, o Manejo de Água (Irrigação Localizada) e a Fertirrigação e Gotejamento. Hoje, os participantes tiveram aulas práticas em uma Fazenda, em Dom Basílio, ministradas pelo professor da UESB, Cristiano Tagliaferre, e pelos técnicos da Embrapa, Maurício Antônio Coelho Filho e Raul Castro Carriello Rosa.

 “O sistema de irrigação é importante para preservar os recursos hídricos, pois podemos usar a água de forma eficiente, rentável e sustentável, principalmente, no semiárido baiano, que tem características como a falta de água e alta demanda de evapotranspiração métrica (evaporação da água mais a transpiração da cultura)”, afirmou Cristiano Tagliaferre. 

 Satisfeito com o que aprendeu durante os dois dias, o agricultor familiar do distrito Rio a Baixo, de Livramento de Nossa Senhora, Antonio Cordeiro Silva, assegurou que as palestras foram todas proveitosas e que colocará em prática o manejo em sua propriedade.

O município, onde foi sediado o seminário é um dos grandes produtores de manga, maracujá, melão e melancia, cultivados com irrigação. “Como Livramento é um pólo de grande significância em fruticultura irrigada, este evento trouxe benefícios significativos para os agricultores familiares e técnicos envolvidos na cultura da região”, disse o subgerente regional interino da EBDA de Caetité, Marco Túlio Cruz . 

Também estiveram presentes no evento o gerente regional da EBDA de Seabra, Fábio Lúcio Martins Neto, o chefe de escritório de Livramento de Nossa Senhora, Bolivar Teixeira Pereira, técnicos da EBDA, representantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/ Mandiocultura e Fruticultura Tropical), além de agricultores familiares da região.fonte EBDA

http://www.mercadodocacau.com.br/2010/noticia/EBDA_promoveu_seminário_sobre_manejo_de_irrigação_em_Livramento_de_Nossa_Senhora

 

Avalie:
Enviando o seu voto...
impressora imprimir |
Entrevistas

Aqui você encontra entrevistas com representantes do setor

Sindicatos Patronais Rurais

© 2010 FAEB - SENAR. Todos os direitos reservados

Rua Pedro Rodrigues Bandeira, 143
Edifício das Seguradoras 4º andar - Comércio
Salvador - Bahia - CEP: 40.015-080

Telefone: 71 3415 7100 / Fax: 71 3242 0626